Jornalismo Espírita - Jornalismo a Serviço da Vida

Criar um Site Grátis Fantástico

Livro:O Homem Consciencial

Livro:O Homem Consciencial

1. J.E.Defina o sentido do título "O Homem Consciencial".

O título do livro nos leva à consciência que habita em todo Homem, lembrando que somos criaturas imortais e que esta consciência é herdeira de suas próprias experiências; a cada nova reencarnação vamos descobrindo nossa verdadeira natureza, aprimorando e despertando conscientemente as leis divinas que estão contidas nesta essência divina, que é cada um de nós. 

2. J.E.De que maneira o materialismo atrapalha o crescimento espiritual e a visão de ter que responder pelo que recebemos hoje?

O materialismo por si só não responde e nem preenche nossas verdadeiras necessidades; o grande desafio do espírito imortal é desbravar a matéria, ou melhor, espiritualizá-la. Ao indivíduo compete a responsabilidade de responder, a si próprio e àqueles que foram suas vítimas, por suas ações desastrosas - penalizado pela lei de causa e efeito, pois cada ser imortal carrega dentro de si, ou em sua consciência, as leis divinas gravadas em sua essência. 

3. J.E.Qual a importância do estudo da Alma?

O espiritismo descortinou um mundo que se encontrava escondido nas sombras dos milagres, das superstições, do maravilhoso e miraculoso. Com a Doutrina Espírita aprendemos uma nova ciência que veio, através da observação e da razão, trazer a anatomia do espírito, conhecendo seu corpo intermediário chamado perispírito, que é o veiculo do pensamento do espírito, modelador do corpo físico e gerador dos fenômenos mediúnicos e anímicos. Conhecer estas questões e aprender um pouco do que somos, descobrindo a fundo nossa natureza e permitindo ao homem saber que ele não é apenas um corpo físico.  

4. J.E.Porque você acha que dentro da evolução do espírito está sendo lenta a transformação de um mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração?

 Na natureza não se queimam etapas; a transformação ocorre individualmente e coletivamente; a aquisição desta consciência plena não se pode impor através da violência, deve ser conquistada e semeada pelas próprias experiências e pelo amor trazido pelas preciosas lições de Jesus; é a terapia e a educação da alma, mas aqueles que teimarem em atrasar seu próprio desenvolvimento intelecto-moral - sabemos pela Doutrina Espírita - serão convidados a deixar o planeta, como aconteceu com os capelinos. 

5. J.E.Como ocorre a organização física do espírito?

Sabemos pelo Espiritismo que o perispírito é um corpo do espírito, semimaterial, plástico e com facilidades de ser modelado, através da mente do espírito. O princípio inteligente estagiou em todos os reinos; claro que através de cada espécie, sua constituição física como o perispírito se sutiliza pelas experiências e dificuldades, aperfeiçoando e aprimorando seus órgãos, seus sentidos e sua estrutura. Este princípio passa a ter consciência de si mesmo no reino hominal, onde o pensamento, aliado à vontade, exerce um grande impulso em sua evolução. 

 6. J.E.O que é obsessão?

A obsessão espiritual é um dos grandes males da humanidade, gerando dores, transtornos, doenças e escândalos de todas as ordens. O homem infelizmente sente na própria pele a dureza de seus sentimentos inferiores: a traição, o descaso, a indiferença, a vingança, o ódio, a ira e a violência que geram lacunas existenciais, complexos, sentimentos de culpa e de inferioridade em nossos corações feridos. A falta do perdão e do auto-perdão desencadeiam a forma mais brutal e violenta de se colher os frutos pela obsessão espiritual. E o planeta Terra está povoado destas almas enfermas, sedentas de justiça e vingança. Jesus, e tantos outros missionários, nos deram a receita do bem viver, pautado nesta máxima “Não fazeis a outro aquilo que não gostaria que fosse feito convosco”. 

7. J.E.Quais são os principais tipos?

Kardec classifica a obsessão espiritual como a obsessão simples, a fascinação e a subjugação ou possessão. 

8. J.E.Como pode ser identificado um processo obsessivo?  

Muitas vezes a obsessão espiritual é grosseira e logo identificamos; noutras vezes, sutil e até mesmo difícil de identificar. Mas todo processo obsessivo é muito doloroso e requer paciência, resignação e mudança de conduta da vítima e da própria família.  

9. J.E.O que é auto-obsessão?

A auto-obsessão é a fixação por determinado sentimento, pensamento, lembrança e repetição contínua de atitudes negativas. Imprimindo na aura as energias provindas e criadas por nossa mente, podemos causar as doenças psicossomáticas e até mesmo afinidades com entidades espirituais infelizes. 

10. J.E.Porque a Depressão é considerada como o grande obstáculo da sociedade atual?

Esta tristeza aguda, dor da alma, insatisfação pessoal, nasce na maioria dos casos pela falta do autoconhecimento; as máscaras que criamos ou personagens que inventamos surgem na imaginação e passamos a vivenciar formando uma ilusão; como diz o psicólogo Jung, criamos uma persona, escondendo nossos sentimentos, por medo de sermos julgados, recriminados e por esquecermos que o verdadeiro amor começa a ser plantado no cerne da nossa própria alma. A rotina sufocante e entediante nos prende somente às necessidades materiais simbolizadas no ter, no prazer e no poder. Gera crises existenciais provocando dor e sofrimento; como diz o evangelho: o homem necessita do pão material para alimentar seu corpo, mas necessita também do pão espiritual que alimenta sua alma - e a sociedade num todo, quando se esquece da caridade, adoece gerando transtornos, fobias e manias geradoras de novos modismos e costumes. 

11. J.E.De que maneira os ensinos de Jesus podem ser colocados em prática?

Através da sua simplicidade e do verdadeiro valor que ele dava à vida. Jesus veio para nos ensinar uma nova maneira de encarar as dificuldades e obstáculos da vida, quando ele nos pedia que olhássemos as aves do céu, os lírios dos campos, as crianças; enfim, a vida de uma maneira confiante, serena e tranqüila. Jesus nos convidou para que vivêssemos um dia por vez e que não deveríamos viver ansiosos pelo amanhã. Mostrando um Deus que ama e nos perdoa e um caminho que tem um julgamento leve e manso, que é o amor, o Mestre nos alertou: “será perdoado a quem muito amou” e “o amor cobre multidões de pecados”. Sofremos ainda pela dificuldade de entendermos sua mensagem libertadora, que nos livra do orgulho, do egoísmo, da avareza e da vaidade.   

12. J.E.Como podemos buscar a nossa reforma íntima?

Reforma íntima não se faz com violência, força ou imposição. Ela se realiza através da reflexão, do esforço, da vontade e do processo de conhecer a si mesmo. Antes de termos compromisso com a “Casa Espírita”, temos que ter compromisso com a “Causa Espírita”, porque cada um terá que responder por suas obras; ninguém nos julga: nem Deus, nem Jesus, e muito menos os Bons Espíritos. O julgamento virá da própria consciência do indivíduo; a lei e o julgamento serão aplicados pelo próprio ser. Feliz daquele que é severo consigo e indulgente com o próximo. Agora, o sujeito que é duro de coração e implacável ao julgamento alheio, será duro e implacável também consigo próprio. 

13. J.E.O que você aprendeu com os ensinos de seu livro?

No meu pequeno e ofuscado ponto de vista, todo intercâmbio mediúnico é sempre um grande aprendizado. Em primeiro lugar para o intermediário - que é o próprio médium. Eu sempre obtive as respostas para os meus problemas orientando e ajudando os outros. No caso dos meus livros, não fogem à regra; sempre acabo aprendendo e tendo que analisar aquilo que escrevo ou que é passado pela minha mediunidade.  

14. J.E.Deixe uma mensagem a seus leitores:

Desejo aos caros leitores muita paz, luz e equilíbrio; independente da religião, Jesus é o mesmo para todos e sua mensagem é um convite para nos empenharmos nesta grande Seara chamada Cristianismo, através do amor e da caridade. Passamos por momentos difíceis e delicados pela própria transição do planeta, exigindo de todos nós a união; nossa evolução é individual, mas a salvação de todos nós será coletiva. Temos que colaborar mutuamente pela edificação do mundo regenerador. Um forte abraço fraternal. 

 

 


Rating: 2.8/5 (1065 votos)




ONLINE
2






\"Nascer, Morrer, Renascer ainda e Progredir sem cessar, tal é a Lei.\" ALLAN KARDEC