Perispirito
Em entrevista ao Jornalismo Espírita Luiz Gonzaga Pinheiro fala sobre Perispírito, este importante tema espírita que muitos ainda desconhecem e nos alerta sobre seu cuidado.
1. J.E. Fale um pouco de você. Quem você é e seu papel dentro do movimento espírita?
Sou uma pessoa comum sem peculiaridades especiais. Gasto grande parte do meu tempo estudando o tema que escolhi como prioridade em minha vida, o Espiritismo. Procuro dar a minha contribuição dentro do movimento espírita dirigindo reuniões de desobsessão e escrevendo sobre as pesquisas e projetos que elaboro.
2. J.E. O que é o Perispírito?
Perispírito é o corpo que reveste o Espírito. É plástico, maleável, vaporoso a ponto de permitir ao Espírito elevar-se na atmosfera, bem como assumir outras formas. Grosseiramente falando diríamos que é o laço semi-material que prende o Espírito à matéria.
3. J.E. O perispírito sofre transformações durante a preparação para o reencarne?
Transformações não é bem o termo. Sofre adaptações para adequar-se ao tipo de tarefa que o Espírito deverá desempenhar na futura encarnação. Tais adaptações obedecem, principalmente, à lei de causa e efeito. Exemplo: se o Espírito reencarnará como homem ou mulher; se será portador de mediunidade ostensiva; tendências para adquirir certas doenças a depender de seu comportamento moral, dentre outras.
4. J.E. De que maneira é atingído o perispírito nos casos de suicídio?
Depende do tipo de suicídio cometido. Para quem atinge o ouvido com uma bala, a região perispiritual relativa ao cérebro carnal sofre tremendo impacto. O Espírito, com o cérebro perispiritual avariado, não consegue transmitir seu pensamento, pois até ordená-los lhe é dificultoso. O instante da explosão fica gravado em sua mente e ele passa a viver a cena do suicídio por muitos anos. O sangue não para de escorrer e em seu sofrimento superlativo, enlouquece de dor.
5. J.E. Como se constitui o perispírito?
O perispírito é construído pelo principio inteligente ao longo dos séculos, quando ele se exercita nas espécies menos evoluídas. O Espírito não é criado, já evoluído, humano. Na condição de principio inteligente ele, em obediência às necessidades exigidas pelo ambiente e pela lei do progresso, vai construindo e aperfeiçoando este veículo de intercâmbio com o plano material.
6. J.E. Como as doenças como o câncer podem prejudicá-lo?
As doenças são geralmente expurgos de fluidos nocivos alojados no perispírito tanto pelos equívocos morais do Espírito quanto pelas imperfeições da matéria. Jesus relacionava, em suas curas, a doença com o pecado. Vai e não peques mais, dizia ele após curar alguém. À proporção que nos moralizamos o perispírito vai ficando diáfano até atingir uma imunidade completa às doenças.
7. J.E. A depressão, o abuso do alcoól e uso das drogas causam quais transtornos ao perispírito?
Todo abuso causa transtorno ao perispírito, seja ele moral ou físico. Além dos vícios, quais as drogas, a glutonaria, o sexo desregrado, dentre outros, afetarem diretamente o corpo carnal, o perispírito e o Espírito, atraem companhias espirituais indesejáveis que agravam o quadro através do vampirismo.
8. J.E. Quais são os transtornos que a obsessão pode causar a ele?
Desde um ligeiro incômodo até a loucura através da subjugação. Isso depende do tipo de perseguidor e do móvel da perseguição. Obsessões há tão pertinazes que sem o auxilio especializado e eficiente o obsidiado não consegue a libertação.
9. J.E. De que maneira podemos cuidar do perispírito de uma forma saudável?
Através de bons hábitos e atitudes tanto no campo físico quanto no campo moral. O Evangelho é um tratado de paz e de vida saudável entre indivíduos e nações. Não é somente desaprovar o mal, mas fazer o bem.
10. J.E. Como os pensamentos negativos podem trazer malefícios ao perispírito?
Os maus pensamentos deixam no perispírito uma espécie de fuligem que com o tempo vai petrificando como o piche. Os bons pensamentos se evaporam como o perfume. Veja o motor do avião que usa gasolina azul e de um trator que usa diesel e terá uma boa idéia dos resíduos que deixam no perispírito os maus pensamentos.
11. J.E. O estudo do perispírito deveria ser mais aprofundado?
Claro. Isso provocaria uma verdadeira revolução em todas as áreas científicas e filosóficas, principalmente na Biologia, grande auxiliar da medicina.
12. J.E. O que você diria as pessoas que se interessam por este estudo?
Que não o larguem. O conhecimento é algo divino e belo. Não é sem motivo que o Espiritismo escolheu como lema: amai-vos e instrui-vos.