Livro:O Homem Transcedental
Em entrevista ao Site Jornalismo Espírita, o escritor Eduardo A. Lourenço relata aos leitores a sua caminhada para o lançamento do Livro “ O Homem Transcedental “.
1. JE: Quem é Eduardo Augusto Lourenço? Qual a sua atuação dentro da Doutrina Espírita?
Nasci na cidade de São José do Rio Preto, no dia 11/08/1975, mas passei a infância adolescência em Fernandópolis, interior do estado de São Paulo, me formei em Propaganda e publicidade na cidade de São José do Rio Preto, depois de formado fui para São Paulo aonde conheci a Doutrina Espírita, por “capricho do destino” morei na mesma rua onde esta situada a Federação Espírita Brasileira.
Em 1999 fui para a cidade de Americana/SP, onde freqüentei varias casas até formar em 2003, “Associação Espírita Mensageiros de Luz”, criada com o objetivo de amparar e equilibrar o indivíduo em seu todo, revivendo a questão 919 de O Livro dos Espíritos; “Conhece-te a ti mesmo”, esta casa espírita por coincidência “providenciada” pelos bons espíritos, foi fundada na mesma data que se comemora o dia da saúde mental 10/10/2003, hoje como atual dirigente, no qual com a formação do grupo passei a exercitar a mediunidade de psicografia e cura.
2. JE: O que "O Homem Transcendental" pode contribuir para a vida das pessoas?
Este livro através da observação e experiências desenvolvidas pela ciência, vem mostrar que o homem é muito mais que um aglomerado de células, o espírito imortal transcende a matéria física, contribuindo na evolução e progresso humano, trazendo-nos a tona a era do espírito.
3. JE: Como você acha que uma pessoa pode descobrir o seu verdadeiro eu?
A reencarnação é o mecanismo natural que nos leva para o auto-descobrimento do nosso verdadeiro “eu”, junto com o evangelho de Jesus nos ensina o auto-conhecimento das nossas potencialidades, quando revivemos aquela celebre frase do Mestre “Amar a Deus sobre todas as coisas e o teu próximo como a ti mesmo”, e para que isso seja vivenciado temos que praticar a caridade, no seu real sentindo aprendendo a se colocar no lugar do próximo, assim pouco a pouco vamos nos conhecendo melhor e entendendo o que não é bom para mim, também não pode ser bom a outro, este conhecimento nos liberta da cegueira e da dor vivida no impulso da lei de causa e efeito.
4. JE: Qual é a verdadeira natureza do ser que ainda renegamos?
A verdadeira natureza de toda a criação se encontra em um principio inteligente, destinado ao progresso e a evolução, ser este que possui em si uma força que vibra nas entranhas de sua constituição chamado espírito, que ainda temos muitas dificuldades de compreender nossa real essência, até mesmo pela limitação dos nossos sentidos físicos e pelo condicionamento terreno que nos prende ao materialismo e aos apegos somente físicos, gerando sofrimento e angústia.
5. JE: De que forma a ciência e a religião podem se unir em benefício da humanidade?
A religião somente cumprira seu papel quando ensinar ao homem as verdadeiras leis divinas, junto com a exteriorização da caridade cristã e a ciência terá que despertar no indivíduo a fé inteligente, através do pensamento racional e lógico.
A religião com o papel de educar moralmente e a ciência com o principio da observação tornando o homem, mas cauteloso e seguro. A religião sem a ciência se torna cega e fanática e a religião sem a ciência fica materialista e fria.
6. JE: Quais os fenômenos espirituais que a ciência deveria passar a analisar nos dias atuais?
Todos os fenômenos de um modo ou de outro foram comprovados e estudados exaustivamente pela ciência, mas o fenômeno que ainda nos assombra e que ainda o homem não conseguiu achar solução chama-se violência, estupidez, ira, vingança e todos estes sentimentos inferiores que nos arrastam ao mundo bestial. Pela dureza do coração do homem e não por falta de ensinamentos e oportunidades.
7. JE: Como as experiências de quase-morte (EQM) modificam para melhor ou pior um indivíduo?
A própria ciência diz que indivíduos que passaram pela (EQM), experiência quase morte, ao retornar para o corpo físico trouxeram consigo uma visão da morte completamente diferente voltaram ao corpo mais seguro e sereno, narrando certas visões espirituais como seres iluminados, lugares maravilhosos, túneis coloridos e sensações de paz e harmonia. Passaram então a não ter mais medo da morte, porque compreenderão através desta experiência que a morte é apenas uma passagem, uma transformação, o retorno à pátria espiritual, que no qual não perdemos nossa individualidade e que inferno ou céu é estado de consciência.
8. JE: Qual a sede do espírito?
Existem muitos estudos e pesquisas a respeito da importância da glândula pineal, não só na fabricação dos neurotransmissores chamado serotonina e melatonina, mas há informações descritas pelo do espírito André Luiz que esta glândula é um capacitor que capta informações via pensamento dos espíritos desencarnados e encarnados como do próprio indivíduo, como todo o cérebro físico tem sua funcionalidade, que para nos espírita sabemos que este importante órgão é o gabinete do espírito imortal, que se utiliza desta maquinaria para poder se manifestar através dos sentidos físicos.
9. JE: Porque o seu estudo é tão importante?
O cérebro ainda é um grande mistério, mas hoje temos pesquisas mostrando a importância deste órgão para o ser humano, para o cientista cético e materialista diz que a consciência nada mais que secreções hormonais do cérebro, mas para ciência espiritualizada o cérebro é uma forma de expressar os desejos, gostos e pensamentos do espírito imortal.
10. JE: Qual a finalidade do passe magnético?
O passe é uma transfusão de energias, que ajuda no equilíbrio das células doentes, nos órgãos fatigados restabelecendo a harmonia nas engrenagens fisiológicas. Sabemos que ajuda em casos de obsessão espiritual e na auto-obsessão, o passe foi estudado seriamente pela ciência e hoje é utilizado como medicina alternativa, aplicados em hospitais às vezes com o nome reiki, johei, cura pranica, passe magnético entre outros nomes.
11. JE: De que forma a água fluidificada ajuda na saúde espiritual e física?
Através da imposição das mãos e a força do pensamento unida com a vontade de ajudar, podemos interferir nas moléculas da água, este elemento compõe uma boa parte do organismo humano, é um excelente condutor e quando impregnado com o magnetismo salutar atua como um grande agente vitalizante no organismo humano debilitado seja encarnado ou desencarnado.
12. JE: Como a prece pode modificar a vida de uma pessoa?
A prece nada mais é que uma transmissão de pensamento e como todo pensamento é vida podemos contribuir através da calorosa oração, canalizar ao ser necessitado este pensamento salutar recheado de fluidos revitalizante, atuando no sistema imunológico e no sistema nervoso central, acalmando e tranqüilizando o ser que se encontra em aflição. Muitos estudos científicos apontam a eficácia da oração para aqueles que se encontram acamados.
13. JE: Qual a ligação da prece com o mundo espiritual?
A prece de coração e fervorosa nos leva a um estado de êxtase ou transe espiritual, gerando uma onda sutil ligando-nos ao mundo espiritual através da vibração emitida pela oração, criando uma atmosfera psíquica altruísta e benéfica para quem recebe como para quem pratica, rodeando e formando nossa túnica eletromagnética, mais conhecida como aura. Deve ser um hábito cultivado por todos, porque é através desta experiência que nos sintonizamos com os bons espíritos. Por isso deve ser exercitada continuamente.
14. JE: Quais as diferenças entre alguém espiritualizado que vive a caridade em seu dia a dia e alguém indiferente a isso?
A neurociência diz que aquele que pratica a caridade gera em si substâncias químicas que criam um bem estar enorme, além de cultivar emoções benéficas dando-nos mais prazer em viver e subsídios para enfrentarmos as dificuldades da vida, a verdade que quando praticamos um ato ou um gesto de caridade, nos beneficiamos antes mesmo do beneficiado, porque produzimos hormônios salutares que beneficiam nossa estrutura orgânica, a ciência então vem comprovar cientificamente a famosa frase de Jesus “O amor cobre multidões de pecados”, hoje praticar a caridade é sinal de inteligência emocional e bem estar íntimo.
15. JE: Como o ectoplasma atua nas cirurgias espirituais?
Este fluido vital chamado ectoplasma é responsável por todo fenômeno mediúnico, é a força motriz dos seres orgânicos; o elemento que dá impulsão aos órgãos, movimento e atividade à matéria organizada; mas nas operações ele é um agente essencial, material de que se utilizam os Espíritos nas manifestações mediúnicas de efeitos físicos ou mesmo cirurgias espirituais. Os médiuns aptos à produção de tais fenômenos libertam essas energias com mais facilidade; nos processos das cirurgias espirituais são utilizados energias dos encarnados, o fluido vital será o principal elemento a ser transfundido para o enfermo. Quem o possui em melhor condição pode doá-lo àquele que necessita dele e fazer retornar à saúde uma criatura doente.
16. JE: Como lhe foi passada esta obra pelo Irmão Benedito?
A construção dos textos, bem como a orientação das pesquisas e como os tópicos foi me passado por minha mediunidade consciente e intuitiva, mas tive que estudar e pesquisar outras obras e mesmo livros científicos para completar os artigos, o livro “O Homem Transcendental” é fruto de pesquisas, observações e experiências de vários ramos das ciências terrenas que estudaram e pesquisaram o homem em seu todo.
17. JE: Este livro pode ser utilizado como um manual por grupos de estudos?
Talvez o mais interessante ao leitor espírita seja as evidencias cientificas catalogadas nesta obra, deixando claro que ciência e espiritismo caminham lado a lado na evolução, acredito que é um pequeno manual que traz algumas pesquisas e que foram comprovadas, vindo corroborar e fortalecer os nossos valores espíritas, mostrando-nos que estamos no caminho certo.
18. JE: Qual a maior mensagem a ser deixada pelo livro?
Por mais que este livro esteja completamente pautado na ciência, deixa claro que o amor como tantos outros sentimentos que o acompanha, é o melhor trajeto a ser percorrido, fica nítido cada vez mais que estamos reencarnados para aprender amar e que Jesus ainda é o caminho mais perfeito que nos leva para a verdade e a vida imortal.
19. JE: Aos seus leitores, O Homem Transcendental vai ter continuação?
Há um outro livro a ser lançado que se chama “O Ser Consciencial”, que é continuação, ou melhor, é complemento do “O Homem Transcendental”.