Reencarnação
Luiz A. Rucinski
Representante Comercial, Espiritualista , colabora para o PORTAL DA REENCARNAÇÃO (www.portaldareencarnacao.com.br)
1.JE: O que é reencarnação?
Reencarnação em Grego Palingenesia, ou seja Palin: de novo, Genesis : Nascimento, ou seja um novo nascimento, o Espírito volta a vida corpórea, mas em um novo corpo, sem lembranças das vidas passadas, onde a personalidade-alma passa então por um processo de aprendizagem, estando a cada nova encarnação em contato com o mundo terreno, pela sua associação com o novo corpo físico que permite que essa alma se expresse atreves dele e interaja com as condições terrenas.
2. JE: Existe um número determinado de reencarnações para um espírito?
Existe com certeza um número aproximado que nunca será exato para todos, porque com o nosso livre arbítrio e nível de evolução, poderemos atrasar ou acelerar o aprendizado. Assim como todas as manifestações do universo são cíclicas e com períodos de duração próprios de cada ciclo, assim sendo se soubermos o tempo de vida e maturação de uma arvore recém-plantada, saberemos quando ela irá dar frutos, do mesmo modo, existe também um número de reencarnações necessárias para que uma alma evolua a ponto dela ter conhecimento de sua natureza divina. Esse número ainda não é consenso entre as várias Filosofias e Organizações.
3. JE: Todo espírito tem o lívre arbítreo para escolher suas provas?
Um espírito pouco evoluído não teria praticamente escolha nenhuma, porque, se pudesse, faria todo o possível para evadir-se de suas provas e atos a serem compensados. As Leis do carma automaticamente o colocam nas condições mais adequadas ao seu aprendizado. À medida que um espírito evolui e toma consciência de sua natureza divina e de suas responsabilidades perante seus irmãos humanos e seu Criador, progressivamente adquire maior liberdade de escolha, pois estas serão feitas cada vez mais inspiradas nas Leis Cósmicas, que atuam sempre de maneira benéfica e construtiva para o bem individual e do conjunto. Ao termo de sua evolução o espírito será totalmente livre porque, plenamente desperto, seus atos estarão em perfeita harmonia com as Leis Divinas que regem a criação.
4. JE: Existe a obrigatoriedade, em algum caso, do espírito reencarnar?
Sim, enquanto o espírito não tiver aprendido todas as lições que visam seu aprimoramento e conscientização de sua natureza divina, continuará sujeito a “Roda das Reencarnações”. E estará sempre condicionada as circunstancias que propiciam o aprendizado que o espírito necessita. Somente quando estas lições estiverem assimiladas e integradas em sua personalidade, é que sua evolução poderá continuar em outros planos não materiais.
5. JE: Como ocorre o processo reencarnatório de um suicida?
Depende muito das circunstancias, motivação e do estado mental daquele que pôs fim a sua existência. Um ato de tirar a própria vida vai contra as Leis Divinas, e este grave erro deve ser reparado em proporção a sua responsabilidade, para que o mesmo não se repita. No plano espiritual, o suicida toma conhecimento da gravidade de seu erro, e é preparado para compensar a sua falta. Conforme a sua compreensão e aceitação, ele ira reencarnar nas mesmas condições anteriores. E no caso dele não reconhecer sua falta, além de retornar nas mesmas circunstâncias da vida anterior, poderá receber um novo corpo físico com deficiências e ou doenças que o farão aprender a valorizar mais a própria vida com as dificuldades que encontrará para as suas deficiências. A Lei do carma criara condições para essa compensação com o único objetivo: o de fazê-lo evoluir.
6. JE: De que maneira é preparada a reencarnação para um espírito que vem cumprir sua encarnação como missionário?
Em nosso mundo existem diversos tipos de missionários de diversos níveis e em varias áreas do conhecimento, tudo depende da finalidade, amplitude e a proporção em termos de importância, ou seja, será de acordo com a lição ou o exemplo que ira nos deixar, podendo nascer em condições mais humildes e se deparar com muitos tipos de infortúnios, ou poderá nascer com todas as condições materiais e culturais favoráveis para levar a bom termo sua missão. Como exemplo citaremos o compositor Beethoven, que nasceu em condições totalmente desfavoráveis, enfrentando inúmeras doenças e muitos obstáculos, não podia escutar sua própria música, devido a sua surdes e mesmo assim conservou uma exemplar integridade de caráter, produziu uma obra musical extremamente pura, guiado apenas pela sua luz interior e com isso conseguiu elevar o caráter de seus ouvintes. Em outro extremo, temos o Mestre Jesus, cuja vinda já era esperada, nasceu em uma família escolhida e que tinha condições genéticas de propiciar um corpo perfeito para receber sua Escelsa personalidade. O reconhecimento de sua missão por outros missionários evoluídos criaram condições para ele viajar por diversos países, entrar em contato e estudar os mais secretos conhecimentos esotéricos da época em sua fase de preparação para a missão que deveria cumprir quando fosse chegado à sua hora.
7. JE:Em geral, quanto tempo dura a preparação de um espírito para reencarnar?
O Tempo em que devemos aguardar para reencarnar é objeto de divergência entre diversas doutrinas. Há quem defenda um reencarne quase imediato, acredito que nessa possibilidade seja para aqueles que tiveram uma morte inesperada ou violenta, já outros defendem um período maior de descanso e preparação no plano espiritual. Lembramos que quanto mais evoluída e desperta a Alma, maior será o seu crescimento, pois seu desenvolvimento é proporcional as suas lições a serem aprendidas. E finalmente encontramos opiniões de que esse tempo tem se acelerado em virtude da evolução da humanidade. Já a Ordem Rosacruz em seu livro Mansões da Alma, nos ensina que uma Alma independente do tempo vivido na terra, reencarna a cada 144 anos, embora esse tempo varie de vida para vida, assim sendo se a trajetória de uma determinada Alma for seguida por várias reencarnações, a média final seria de 144 anos.
8.JE:Podemos escolher a família que iremos reencarnar?
Sim, se estivermos em um nível de evolução suficientemente maduro e essa escolha não seja contraria as Leis Cósmicas, pois essa escolha deve ser sempre construtiva e deve colaborar positivamente com o maior número de pessoas, tão certo quanto um casal, mediante preparação, poderá atrair uma alma compatível com seis idéias.
9. JE: Quais os tipos de reencarnação?
Existem tantos tipos diferentes quantos são os seres que reencarnam, de acordo com as necessidades de aprendizado para cada um, com uma única ressalva, jamais um ser humano irá reencarnar em um corpo animal. Mesmo que tenha que compensar uma falta grave, a reencarnação será sempre em um corpo humano, ainda que marcado de limitações em proporção as suas faltas.
Existe uma única Lei Universal, que rege todo esse processo e ela condiciona cada reencarnação, conforme as necessidades de aprendizado, carma, nível de evolução alcançado e missão a cumprir.
10. JE: Quais os aspectos psicológicos que envolvem uma reencarnação?
Esta situação tende a ser especialmente delicada em uma Alma em vias de reencarnar, mesmo que ela esteja preparada para a sua nova vida, a “descida” não é fácil, primeiro porque ela está em companhia de Almas que estão vibrando no seu mesmo nível de evolução, e terá que perder sua condição de amplitude, liberdade e sabedoria, para em seguida ser aprisionada em um corpo físico, um veículo limitado e desconfortável, sendo exporto a variações de temperatura, dores e a varias sensações angustiantes que iram de encontro com sua situação anterior. Certamente é um choque para ela, que deve ser minimizado de todas as formas possíveis pela família que irá acolhê-la. Os Gregos davam ênfase na preparação da gestante e a sua qualidade de vida nesse momento esses cuidados especiais são imprescindíveis para que essa Alma se sinta querida nesta “nova” experiência física, fortalecendo de forma significativa seu caráter ainda nessa fase inicial.
11. JE: De que maneira se processa a reencarnação de um espírito revoltado contra as Leis Divínas?
No plano espiritual existem muitos espíritos de luz que transmitem amor ao ser assim perturbado contra as Leis Divinas, com o objetivo de auxiliá-lo. Mas este ainda possui o livre arbítrio e cabe a ele ser receptivo. Então o carma servirá de instrumento que através da dor ira fazê-lo compreender. E a cada nova existência se processará condições para isso, podendo ser com sua nova família, ambiente, corpo físico, emocional ou de qualquer outra natureza, então chegará um momento de sua existência que ele aceitará esse auxílio. As Leis existem para guiar o homem em direção a sua reintegração no todo do qual emanou. Poderíamos resumir essa obrigatoriedade de seguir o caminho da evolução, conferindo a frase de um filósofo da antiguidade. “A vida guia os que a aceitam e arrasta os que se rebelam”
12. JE: Como ocorre o ajuste de espíritos inimigos através da reencarnação?
Os envolvidos podem nascer com vínculos de sangue, para facilitar uma aproximação maior, algumas vezes podem até mesmo se estabelecer um laço filial, mas existem inúmeras formas do ajuste a ser feito, de acordo com a personalidade e o motivo da inimizada. De modo geral podemos deduzir que cada um será levado a ter experiências no lado oposto em que estiveram envolvidos em vidas passadas, de modo a compreender o mal que causamos ao outro. Normalmente essa aproximação ocorre quando as condições são as melhores para que esse ajuste ocorra, podendo haver uma situação de dependência mútua e é nessas circunstancias que percebemos a sabedoria da Mente Cósmica em apagar temporariamente nossa memória com o véu do esquecimento.
13.JE: Os espíritos simpáticos tem direito de combinarem o seu reencontro aqui na terra?
Sim. As Leis Universais facilitam ao homem a felicidade de se reencontrarem em seu caminho de evolução espiritual, no plano físico, e esse reencontro certamente será no momento mais conveniente para isso de acordo com o desejo desses espíritos afins, principalmente se esse reencontro for benéfico para elas e contribuir positivamente para as suas evoluções, esse reencontro previamente combinado certamente acontecerá.
14.JE: Como ocorre a reencarnação das chamadas "Almas Afins"?
Conforme a necessidade do aprendizado e as lições que estão para aprender, elas podem reencarnar próximas, se reencontrando já na infância ou em idade adulta mesmo reencarnando em locais distantes esse reencontro poderá ocorrer mais tarde, muitas vezes numa situação significativa, como uma forte amizade, amor conjugal, etc. No caso de relação filial, lembramos de um caso ocorrido com uma mulher que não podia ter filhos. Esta adotou uma criança. Muitos anos depois, ao passar por uma terapia de regressão descobriu que em outra vida, já tiveram uma relação consangüínea de mãe e filho, e na atual vida houve essa aproximação através da adoção.
15. JE: Qual a finalidade da reencarnação de espíritos como Bezerra de Menezes?
Muitos espíritos evoluídos de grande elevação moral, e que buscam um maior estado de iluminação para se tornarem Mestres de si mesmos, aceitam essa missão voluntariamente, por amor a sofredora humanidade, e assim sendo ao completarem esse trabalho, estão livres da necessidade de reencarnar. Outros ainda, que já conquistaram esse autodomínio e a liberdade do ciclo reencarnatório, aceitam como voluntários continuar esse trabalho em prol da regeneração dos seus irmãos.
16. JE: Com que frequência reencarnam estes espíritos?
Essa reencarnação se processará de acordo com a necessidade da humanidade e tantas vezes quanto for necessária. Alguns poderão optar por atuar exclusivamente no plano espiritual, enquanto outros atuam no plano físico. Lembramos que enquanto não tiverem alcançado o mais alto nível de consciência possível aqui na terra, ainda estarão sujeitos aos ciclos reencarnatorios médios de 144 anos entre um nascimento e outro. Por isso afirmamos que existem vários espíritos encarnados e trabalhando (na maioria das vezes em silêncio) em diversas áreas da atividade humana, todos colaborando para o crescimento espiritual do ser humano.
17. JE: Como está sendo preparada a reencarnação dos espíritos espíritas?
Podemos afirmar que todas as reencarnações estão condicionadas de acordo com as lições a serem apreendidas, ou seja, o carma resultante de suas ações passadas, e a missão a ser desenvolvida em sua próxima vida. Cada espírito que faz parte de um determinado grupo, pela lei da afinidade e em virtude de compromissos assumidos perante a espiritualidade, nasce nas condições necessárias para no tempo certo, reencontrar os seus companheiros de jornada, e continuar o trabalho interrompido na vida anterior, com sua energia renovada e com mais sabedoria.
18. JE:Como o processo de reencarne das crianças índigo e cristal?
Para o Criador, todos os seres são iguais em essência, diferindo sempre do grau de consciência de cada um, essas crianças especiais serão direcionadas para famílias merecedoras desse privilégio, e que possam lhes oferecer um corpo compatível com as suas elevadas vibrações e ainda condições para educá-las, dando-lhes também a devida atenção. Acreditamos que o mais importante é os pais reconhecerem essas crianças sem lhes reprimir sua grande sensibilidade. Como precursores de seres mais elevados de outras dimensões, que chegarão quando a terra tiver um nível vibratório mais elevado, eles necessitam de uma atenção especial nessa fase inicial de suas vidas, e então elas estarão prontas a nos ajudar na grande mudança para a nova era que se aproxima.
19.JE: De que maneira os centros espíritas podem orientar as pessoas na compreensão da importância da reencarnação?
A Reencarnação é uma Lei que visa cumprir um papel a serviço da evolução, e ela tem um objetivo, ou seja: Um estado que cada um deverá alcançar e os benefícios que disso resulta, como a bem aventurança, a paz, a reintegração do ser humano com o Criador assim como nosso Irmão mais velho e Mestre “Jesus” alcançou, e com isso vem o término da necessidade de reencarnar.“Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da Ressurreição (Lucas 20:36)”, ressurreição aqui significa Reencarnação. “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus donde jamais sairá (Apocalipse 3:12)”
20. JE: Que mensagem poderia ser passada através do site para fortalecer nas pessoas a necessidade do estudo para a compreensão de fatos tão importantes como a reencarnação?
Livre Arbítrio, Carma, Reencarnação, Conseqüência. Observar a capacidade que temos de tornarmos dono de nosso destino, e também de criarmos as condições para nossa felicidade aqui e agora, de forma prática, através do conhecimento de como operam as Leis da evolução.
Mensagem final...
Concordo com as pessoas que se preocupam com a Natureza e com as condições em que vamos deixar nosso planeta aos nossos filhos. Mas, devíamos nos preocupar ainda mais com as condições que vamos encontrar o nosso planeta em nossa próxima encarnação!
Luiz Antonio Rucinski